HOME > Geral

Polícia apreende armas e materiais com símbolos neonazistas na Santa Cecília, SP

Homem de 19 anos vendia produtos com símbolos nazistas

Suástica nazista (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Após a Polícia de Santa Catarina descobrir uma loja baseada em São Paulo que vendia materiais neonazistas, a polícia paulista realizou uma operação no centro da capital e prendeu um homem de 19 anos que vendia produtos com símbolos nazistas, nesta terça-feira (25).

De acordo com o UOL, os agentes aprenderam no comércio localizado no bairro da Santa Cecília cerca de 100 materiais com símbolos nazistas. Foram apreendidas bandeiras, braçadeiras, broches, máscaras e outros objetos com símbolos nazistas. A polícia também encontrou armas, facas, réplicas de granadas, cassetetes, uma espada, além de cigarro eletrônico contendo maconha.

A legislação brasileira trata o neonazismo como uma forma de racismo, e o racismo é crime previsto na Constituição Federal e na legislação penal.

O artigo 5º da Constituição Federal, inciso XLII, determina que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão. Além disso, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, conhecida como Lei Caó, define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor e estabelece as penas correspondentes.

Portanto, atividades associadas ao neonazismo, como a divulgação de ideias nazistas, a incitação ao ódio racial e a discriminação baseada em raça, etnia ou religião, são consideradas crimes no Brasil e podem levar à prisão e outras penalidades severas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados