TV 247 logo
      HOME > Indústria

      CNI considera injustificado aumento da taxa Selic

      Banco Central decidiu seguir o ritmo de aperto nos juros já previsto ao elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 13,25% ao ano

      Ricardo Alban, presidente da CNI (Foto: CNI)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou, em nota nesta quarta-feira (29), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar novamente a taxa básica de juros, a Selic. 

      Mais cedo, o BC decidiu seguir o ritmo de aperto nos juros já previsto ao elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 13,25% ao ano, em decisão unânime de sua diretoria, e manteve a orientação de mais uma alta equivalente em março, deixando os passos seguintes em aberto.

      De acordo com a CNI, a decisão é "injustificada" e mostra que o BC depende de "uma única ferramenta de política monetária - a elevação dos juros -, no enfrentamento de expectativas de inflação". 

      “Com a decisão, o Banco Central mostra que continua ponderando equivocadamente os fatos econômicos mais relevantes do cenário atual, principalmente no que diz respeito ao quadro fiscal e à desaceleração da atividade do país”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban. 

      No documento, a CNI defende que a busca pela disciplina fiscal "deve vir acompanhada de medidas de incentivo à inovação, à infraestrutura, à educação e à tecnologia, garantindo uma elevação do PIB no médio e longo prazo, gradual e sustentada".

      A nota também critica o BC por não levar em consideração os efeitos da aprovação do pacote fiscal, que ainda deve ser ampliado este ano. 

      Além disso, a CNI afirma que o BC não considerou "os efeitos da aprovação do pacote fiscal, que ainda deve ser ampliado este ano".

      "Diante disso, fica evidente que o aumento representa mais custos financeiros para as empresas e os consumidores, e perda adicional e desnecessária de emprego e renda", completa o documento. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados