TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Países europeus manifestam interesse em apoiar fundo bilionário para preservação de florestas no Brasil, diz Haddad

    MInistro da Fazenda disse que a Alemanha, França, Inglaterra e China, além do estado da Califórnia, nos EUA, demonstraram interesse em financiar o projeto

    Fernando Haddad e Amazônia (Foto: Agência Brasil )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Durante a COP 28, realizada em Dubai, o Brasil lançou o Tropical Forest Finance Facility (TFFF), um fundo bilionário destinado à preservação das florestas tropicais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que alguns países europeus já demonstraram interesse em contribuir financeiramente para a iniciativa. "Estamos esperando aportes soberanos de países. Para cada US$ 1,00 público, a ideia é captar US$ 4,00 do setor privado, e aí nós financiaríamos investimentos de transição e a diferença de taxas de juros você remunera os países por serviços ambientais", disse Haddad a jornalistas, em Nova York, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

    A proposta do TFFF, de acordo com Haddad, ainda está em fase de finalização, mas o objetivo é atrair investimentos privados a partir do capital soberano dos países interessados. O ministro mencionou que a Alemanha, França, Inglaterra e China, além do estado da Califórnia, nos EUA, já demonstraram interesse em financiar o projeto. "Se conseguirmos o funding público, a chance de captação privada aumenta muito", avaliou Haddad. "E com o diferencial de taxas de juros conseguimos remunerar os países com a floresta em pé", acrescentou.

    O ministro também destacou que a criação do fundo pode ser particularmente benéfica para países endividados, que seriam recompensados por serviços ambientais prestados ao mundo. "Isso poderá aliviar um pouco a carga do peso da dívida desses países", explicou Haddad, sinalizando que o Brasil conta com o apoio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para estruturar o TFFF.

    Segundo o ministro, a expectativa é que a proposta seja validada até o final do próximo ano pelos parceiros internacionais. Além disso, Haddad participa de rodadas de conversa com investidores estrangeiros em Nova York, debatendo a estrutura do fundo e buscando parcerias para alavancar os investimentos verdes do Brasil.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados