Servidores ambientais dizem ter alertado sobre risco de aumento dos incêndios em maio
Em nota oficial, a Ascema criticou a falta de recursos destinados aos órgãos de preservação ambiental
247 – A Associação Nacional dos Servidores de Meio Ambiente (Ascema) afirmou nesta terça-feira (27) que já havia alertado, em maio, sobre o possível aumento no número de incêndios no Brasil. Em nota oficial, a entidade destacou as suspeitas de que muitos focos de incêndio possam ter origem criminosa e criticou a falta de recursos destinados aos órgãos de preservação ambiental.
“A situação atual é a lógica, a partir de um cenário do sucateamento da gestão ambiental ao longo dos anos, combinada com o descaso dos governos com a necessidade de reestruturação da carreira federal de especialista em meio ambiente, abandonada há 10 anos”, disse.
Segundo a Ascema, o quadro tem levado à falta de mão de obra e à sobrecarga dos profissionais, o que afeta diretamente a capacidade de resposta dos órgãos ambientais.
A associação também condenou a forma como o governo federal lidou com a greve dos servidores ambientais, encerrada em 12 de agosto. De acordo com a entidade, além de ignorar as demandas dos trabalhadores, o governo aplicou multas significativas aos grevistas, o que, segundo a Ascema, contribuiu para o agravamento da crise.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: