TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Bolsonaristas usaram robôs em 31% dos posts sobre julgamento do STF, aponta levantamento

      A pesquisa da AM4, que captou menções em plataformas como X, Instagram e Facebook,

      Jair Bolsonaro (Foto: Gustavo Moreno)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O julgamento que tornou Jair Bolsonaro réu pela tentativa de golpe de Estado em 2022, juntamente com sete aliados, gerou uma verdadeira guerra de narrativas nas redes sociais, com um destaque para o uso de robôs e a polarização crescente. A conclusão é fruto de uma análise realizada pela AM4 Brasil Inteligência Digital, que examinou 90 mil menções às sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) entre os dias 24 e 31 de março. As informações são do jornal O Globo.

      O estudo revelou que 31% das mensagens contendo a hashtag #EleicaoSemJBEGolpe foram impulsionadas por bots, mostrando o quanto a automação tem ganhado terreno nas discussões políticas.

      A pesquisa da AM4, que captou menções em plataformas como X (antigo Twitter), Instagram e Facebook, aponta que a maior parte das postagens (47%) aconteceu no X. Nesse contexto, a hashtag #EleicaoSemJBEGolpe, que faz referência à inelegibilidade de Bolsonaro para a eleição de 2026, gerou um pico de mais de 54 mil menções no dia 25 de março, às 14h30, apenas um dia antes da decisão do STF.

      No entanto, o estudo também revelou a presença de bots, que são responsáveis por 31% das menções à hashtag. Esses bots geraram publicações com linguagem reduzida e pouca interação, evidenciando a manipulação das discussões. Para a AM4, uma parte dessas postagens (23%) era crítica ao ex-presidente. 

      Além disso, a pesquisa destacou que alguns termos foram amplamente discutidos nas conversas, como "como votou cada ministro", "STF" e "Bolsonaro réu". O levantamento também apontou os ministros do STF mais visados pelo bolsonarismo: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que receberam críticas intensas nas redes sociais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados