TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Enquete 247: banimento do X no Brasil tem apoio de 91% dos internautas

    Enquete realizada com 14 mil votantes mostra que nove em cada dez internautas consideram que a rede social de Elon Musk "viola a lei nacional"

    Perfil de Elon Musk na rede social X (antigo Twitter) (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Enquete realizada nesta terça-feira (20) durante o programa Bom Dia 247, da TV 247, mostra que 91% dos internautas apoiam o banimento da rede social X, antigo Twitter, de propriedade do bilionário Elon Musk, do Brasil. Dos 14 mil votantes, a maioria concordou com a afirmação de que o X "viola a lei nacional". Os que se opõem ao banimento da plataforma (9%) concordaram com a afirmação de que o banimento da rede "seria visto como censura".

    Musk decidiu mais uma vez desafiar abertamente as autoridades brasileiras, esvaziando as operações do X no Brasil. Ele esvaziou o escritório da empresa em São Paulo, citando como motivo as investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra seu aliado Jair Bolsonaro (PL), envolvido na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. O encerramento das atividades do X no país é visto como uma tentativa de Musk de fugir do cumprimento das leis locais e das decisões judiciais. As informações são do Valor Econômico.

    O escritório do X, que ficava localizado em um prédio na Faria Lima, em São Paulo, já estava com suas operações bastante reduzidas desde a aquisição da rede social por Musk em 2022. Agora, os poucos funcionários que ainda restavam foram dispensados por e-mail na última sexta-feira (16). Com a ausência completa de funcionários no local, nesta segunda-feira (19), a empresa deixa de ter representantes legais no país, o que dificulta a entrega de notificações judiciais e a aplicação de sanções por descumprimento das leis brasileiras.

    A decisão de Musk de retirar suas operações do Brasil acontece em meio a ataques direcionados ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável por impor medidas contra a desinformação e discursos de ódio na plataforma. Musk acusa Moraes de ameaçar seus funcionários e censurar a liberdade de expressão. O STF tem afirmado que qualquer plataforma que opere no Brasil deve respeitar as leis do país, sob pena de multas e até mesmo de ser proibida de atuar.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados