Meta anuncia que irá retirar do Facebook e do Instagram posts com mensagens contrárias a "sionistas"
Plataforma de Mark Zuckerberg afirma que irá excluir posts que considerar antissemitas
247 – O grupo Meta, responsável pelas plataformas Facebook e Instagram, anunciou que começará a remover mensagens que contenham o termo "sionista" quando ele for utilizado de forma desumanizadora ou com estereótipos antissemitas."Vamos agora remover mensagens que visam sionistas em vários contextos onde nossa investigação mostrou que o termo tende a ser usado para se referir a judeus e israelenses, com comparações desumanizadoras, chamados à violência ou negações de existência", afirmou o grupo californiano em um comunicado divulgado na terça-feira, segundo aponta reportagem do Le Figaro.
Cinco meses atrás, a Meta iniciou uma reflexão sobre a moderação do termo em suas plataformas, devido à crescente polarização do discurso público causada pelos eventos no Oriente Médio. Com a ajuda de diversos especialistas – historiadores, juristas e associações – a empresa buscava determinar se o termo "sionista" referia-se a partidários de um movimento político ou ao povo judeu ou israelense. Suas regras permitem ataques gerais contra membros de partidos, mas proíbem ataques a grupos de pessoas definidos por sua nacionalidade ou religião.
"Não há consenso global sobre o que as pessoas querem dizer quando usam o termo sionista", concluiu a Meta. No entanto, "com base em nossas pesquisas e investigações nas plataformas sobre seu uso para designar o povo judeu e os israelenses em relação a certos tipos de ataques odiosos, agora removeremos conteúdos que visam os sionistas" com discursos de ódio.
Entre os exemplos citados pela empresa estão "afirmações de que eles controlam o mundo ou a mídia", "comparações desumanizadoras, como comparações com porcos, sujeira ou vermes" e "chamados à violência física". Até agora, os moderadores da Meta removiam apenas mensagens que comparavam sionistas a ratos ou quando judeus ou israelenses eram claramente alvo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: