TV 247 logo
      HOME > Mundo

      'A Rússia venceu a guerra', diz Karin Kneissl, ex-chanceler da Áustria

      Karin Kneissl destaca estabilidade da Rússia e rejeita previsões de colapso social ou econômico

      Karin Kneissl (Foto: Reuters/Maxim Shemetov)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A ex-ministra das Relações Exteriores da Áustria, Karin Kneissl, afirmou que a Rússia "venceu" a guerra contra a Ucrânia, ao demonstrar resiliência diante das sanções e desafios impostos pelo Ocidente. Em entrevista à agência russa TASS, Kneissl destacou que o país contrariou previsões pessimistas que apontavam para um colapso econômico e desestabilização política.

      "Para mim, a Rússia venceu no sentido de que não foi derrotada. Disseram que o país poderia ser esmagado no campo de batalha, que retrocederia ao nível da Idade Média e que a sociedade russa seria arruinada. No entanto, isso nunca aconteceu", afirmou Kneissl. Segundo a ex-ministra, as expectativas europeias de um desmoronamento interno do Kremlin e de uma fragmentação territorial em dezenas de novas nações também não se concretizaram.

      A estabilidade política e o apoio popular ao governo russo foram aspectos ressaltados por Kneissl como fundamentais para o desfecho que ela considera uma vitória do país. "Nenhum tumulto em massa que a Europa esperava ou gostaria de ver aconteceu", enfatizou. Ela acrescentou que "a população apoia o governo e lida com a nova realidade".

      A ex-ministra austríaca, que nos últimos anos tem se aproximado cada vez mais da Rússia e assumiu um cargo na Universidade Estatal de São Petersburgo, reforçou que a capacidade do país de se manter econômica e politicamente estável contradiz o que era amplamente esperado por analistas ocidentais. "Ninguém esperava que a Rússia fosse tão estável", destacou.

      As declarações de Kneissl ocorrem em um contexto de intensas sanções aplicadas à economia russa desde o início do conflito na Ucrânia, além de sucessivos pacotes de apoio militar do Ocidente a Kiev. Apesar disso, Moscou continua mantendo sua posição estratégica e avançando militarmente em várias frentes. Para a ex-ministra, o que se observa é um fortalecimento interno do governo e uma resistência maior do que a prevista.

      A perspectiva expressa por Kneissl se alinha à narrativa promovida pelo Kremlin de que as sanções e as tentativas ocidentais de isolar a Rússia fracassaram. Ao mesmo tempo, analistas internacionais alertam que o impacto econômico das restrições à Rússia pode se tornar mais evidente no longo prazo, com efeitos ainda não totalmente mensurados.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados