TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Acordo nuclear não pode ser renovado como está, diz chanceler do Irã

    'Não nos trará benefício', opinou Abbas Araghchi

    Abbas Araghchi (Foto: Asgaripour / WANA via Reuters )
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste domingo (23) que o acordo nuclear não poderia ser renovado em sua forma atual após Teerã fazer progressos significativos em sua pesquisa nuclear.

    "O Plano de Ação Conjunto Global [JCPOA, na sigla em inglês] em sua forma e redação atuais, na minha opinião, não pode ser renovado. Isso não nos trará nenhum benefício por causa do nosso progresso significativo na esfera nuclear", disse Araghchi em entrevista à agência de notícias Online Khabar.

    O Irã assinou um acordo nuclear com a China, França, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e União Europeia (UE) em 2015. O objetivo era reduzir o programa nuclear iraniano em troca de alívio de sanções.

    Os EUA se retiraram do acordo em 2018 durante o primeiro mandato do atual presidente norte-americano, Donald Trump, e restabeleceram sanções a Teerã, levando ao colapso do acordo.

    Em resposta, o governo iraniano disse que não cumpriria parte de seus compromissos com o pacto nuclear, abandonando as restrições à pesquisa nuclear e ao nível de enriquecimento de urânio. Araghchi argumentou que o Irã vai fazer o que seja de seu melhor interesse (com Sputnik).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados