TV 247 logo
    HOME > Mundo

    “Afronta ao direito humanitário”, diz Lula sobre violação do cessar-fogo em Gaza por Israel

    O presidente destacou os esforços do Brasil na busca pela paz

    Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (26) a violação do acordo de cessar-fogo em Gaza por parte de Israel. Em declaração à imprensa após reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, Lula voltou a defender a paz nos conflitos que ocorrem atualmente no mundo e destacou o papel do Brasil nas negociações diplomáticas.

    “O primeiro-ministro e eu concordamos que a sustentabilidade, a paz e a democracia são essenciais para o futuro do planeta. O extremismo, o discurso do ódio e as notícias falsas solapam as instituições e fomentam a intolerância. Na Ucrânia, sempre defendi que todas as partes interessadas participem das negociações em prol de uma paz duradoura. Por isso, o Brasil e outros países emergentes criaram um grupo de paz”, afirmou.

    Segundo Lula, a violação do cessar-fogo configura uma “afronta ao direito humanitário”. “A situação no Oriente Médio exige respostas urgentes da comunidade internacional. A recente violação do cessar-fogo em Gaza soma-se a uma sequência de afrontas ao direito humanitário. 2025 será um ano-chave para o multilateralismo. Precisamos nos unir em torno dos interesses comuns da humanidade”, disse o presidente.

    No dia 18 de março, o exército israelense retomou as operações militares na Faixa de Gaza, lançando ataques maciços no território palestino, quebrando o cessar-fogo estabelecido em janeiro.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados