Alto funcionário de segurança de Israel acusa Netanyahu de trabalhar para evitar a 2ª fase do acordo de cessar-fogo
Fonte acusa governo de colocar objetivos políticos acima da vida dos reféns
247 - O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está trabalhando para impedir a implementação da segunda fase do acordo de reféns, disse uma alta autoridade de segurança israelense familiarizada com as negociações ao site de notícias Ynet no domingo (16).
"Toda vez que você acha que é impossível descer ainda mais baixo... acontece que é possível, e que ainda há muito mais baixo que essas pessoas estão dispostas a descer para atingir objetivos políticos às custas das vidas dos reféns", disse a autoridade anônima ao site de notícias, furiosa com uma declaração emitida pelo porta-voz de Netanyahu na semana passada, na qual este último insistiu que Israel não está atualmente realizando negociações sobre a segunda fase do acordo de reféns.
O alto funcionário de segurança israelense sustentou que isso equivale a uma violação do acordo de reféns, que estipula que as partes comecem a negociar a segunda fase do acordo até o 16º dia da primeira fase, que foi em 3 de fevereiro — quase duas semanas atrás.
O acordo de cessar-fogo em três etapas, alcançado no mês passado, interrompeu cerca de 15 meses de genocídio.
A implementação de todo o plano exige que o Hamas liberte todos os seus reféns, que Israel liberte milhares de prisioneiros de segurança palestinos — incluindo centenas cumprindo penas perpétuas — e uma interrupção dos ataques israelenses na Faixa de Gaza, seguida de negociações para uma "calma sustentável" e a retirada das forças armadas de Israel do território de Gaza.
Netanyahu está sob pressão do flanco de extrema direita de sua coalizão para retomar a luta contra o Hamas até que o movimento seja destruído, aponta reportagem do jornal Times of Israel. O Ministro das Finanças Bezalel Smotrich ameaçou tirar seu partido Sionismo Religioso do governo se o Hamas não for destruído, o que removeria a maioria parlamentar de Netanyahu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: