TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Assad afirma que permaneceu em Damasco até 8 de dezembro e nega fuga

    "Em nenhum momento durante esses eventos considerei renunciar ou buscar refúgio”, disse o ex-presidente da Síria

    Bashar al-Assad (Foto: SANA/Handout via Reuters)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ex-presidente sírio Bashar al-Assad afirmou nesta segunda-feira que permaneceu em Damasco até as primeiras horas do dia 8 de dezembro e que nunca teve planos de deixar o país, contrariando especulações sobre sua saída durante o conflito na capital, informa a Sputnik.

    "Primeiro, minha saída da Síria nem foi planejada nem ocorreu durante as últimas horas dos combates, como alguns alegaram. Pelo contrário, permaneci em Damasco, cumprindo minhas obrigações até as primeiras horas do domingo, dia 8 de dezembro de 2024", declarou o ex-presidente.

    De acordo com o comunicado, Assad se deslocou para a base aérea de Hmeimim, em coordenação com aliados russos, onde foi informado sobre a queda das últimas posições militares em Damasco.

    O ex-líder sírio foi enfático ao negar qualquer possibilidade de renúncia ou deslocamento com o intuito de buscar proteção: "Em nenhum momento durante esses eventos considerei renunciar ou buscar refúgio, nem tal proposta foi feita por qualquer indivíduo ou partido", afirmou. Apesar disso, ele reconheceu que sua permanência no país se tornou cada vez mais inviável devido à tomada de poder por grupos considerados terroristas.

    Segundo Assad, a sua evacuação para a Rússia foi precedida pelo colapso do exército e pela paralisação das instituições do Estado.  "Sem meios viáveis de deixar a base, Moscou solicitou que o comando da base organizasse uma evacuação imediata para a Rússia na noite do domingo, dia 8 de dezembro. Isso aconteceu um dia após a queda de Damasco, seguindo o colapso das últimas posições militares e a consequente paralisação de todas as instituições estatais restantes", diz um comunicado.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados