TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Assembleia Geral da ONU adota resolução pedindo à Rússia que retire tropas da Ucrânia e da central nuclear de Zaporizhzhia

    Brasil se absteve na votação. Ao todo, 99 estados votaram a favor, 60 estados se abstiveram e nove estados foram contra o projeto

    Assembleia Geral da ONU

    (Sputnik) - A Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que pede à Rússia a retirada de suas forças do território ucraniano e da usina nuclear de Zaporizhzhia (NPP), relatou um correspondente da Sputnik no local.

    A resolução foi adotada no salão da Assembleia Geral da ONU com 99 estados votando a favor, 60 estados abstendo-se e nove estados votando contra o projeto de resolução.

    "Acho que é óbvio para todas as pessoas razoáveis presentes aqui que uma questão tão sensível e especializada deve ser discutida no Escritório da ONU em Viena, sob os auspícios da agência que possui o mandato, a expertise e a competência relevantes para esse fim", disse Polyanskiy após a votação.

    Questionado sobre por que tantos países se abstiveram de votar, Polyanskiy disse que numerosos estados reclamaram que a resolução foi introduzida e fornecida a eles apenas no dia anterior, no que ele chamou de "processo não transparente".

    A resolução exige que a Rússia "cesse imediatamente sua agressão contra a Ucrânia e retire incondicionalmente todas as suas forças militares do território da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".

    A resolução também exige que a Rússia retire seu pessoal militar e outros funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia e devolva a planta ao controle total das autoridades de Kiev.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados