TV 247 logo
HOME > Mundo

Ataque israelense passou por espaço aéreo controlado pelos EUA, diz Teerã

Segundo o Irã, o ataque realizado no sábado teria utilizado o espaço aéreo iraquiano sob controle dos EUA para lançar mísseis de longo alcance

FILE PHOTO: Iranian Supreme Leader Ayatollah Ali Khamenei speaks during a meeting via video conference with people from East Azarbaijan in Tehran, Iran, February 17, 2022. Office of the Iranian Supreme Leader/WANA (West Asia News Agency)/Handout via REUTERS (Foto: WANA NEWS AGENCY/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, enfatizou a necessidade de demonstrar a força do Irã a Israel, após um recente ataque aéreo israelense ao território iraniano. "O mal cometido pelo regime sionista não deve ser minimizado nem exagerado", afirmou Khamenei, diz a Sputnik, citando a agência de notícias IRNA.

Khamenei destacou que a forma de mostrar o poder do Irã deve ser "determinada pelas autoridades" e que qualquer ação deve estar alinhada com os melhores interesses do povo e do país. Ele fez essas declarações após o Irã ter classificado o ataque de Israel como uma agressão, embora tenha minimizado os danos, alegando que os efeitos foram limitados.

O ataque, realizado no sábado (26), utilizou o espaço aéreo iraquiano sob controle dos Estados Unidos para lançar mísseis de longo alcance contra alvos militares iranianos nas províncias de Ilam, Khuzestan e nas proximidades de Teerã. O comunicado oficial do governo iraniano enfatizou que "em uma clara agressão e contra as leis internacionais, aviões de guerra do inimigo sionista" usaram este espaço aéreo para disparar os mísseis.

Apesar de um relatório anterior que indicava que o Irã não tinha planos de retaliar os ataques, o clima parece ter mudado. O presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, afirmou que a República Islâmica irá reagir ao ataque que resultou na morte de quatro de seus militares, sinalizando uma possível escalada nas tensões entre as duas nações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados