TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Cazaquistão enviará caixas-pretas de avião Embraer que caiu para análise no Brasil

    Avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que fazia o trajeto de Baku para Grozny, caiu no Cazaquistão

    Avião da Azerbaijan Airlines que caiu perto de Aktau (Foto: Divulgação via REUTERS)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O Cazaquistão enviará as caixas-pretas recuperadas dos destroços do avião Embraer da companhia aérea Azerbaijan Airlines (AZAL), que caiu próximo à cidade cazaque de Aktau, no oeste do país, para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) no Brasil, para uma investigação mais aprofundada, informou o Ministério dos Transportes cazaque neste domingo (29), conforme a agência Sputnik.

    "A comissão de investigação do desastre aéreo, liderada pelo ministro dos Transportes do Cazaquistão, Marat Karabayev, decidiu enviar os gravadores de dados de voo (caixas-pretas) para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no Brasil, país fabricante da aeronave Embraer", afirmou o comunicado.

    A decisão foi tomada com base na Convenção sobre Aviação Civil Internacional, também conhecida como Convenção de Chicago, que determina que o país que investiga o acidente deve assegurar a leitura dos gravadores de voo e decidir qual país será escolhido para a leitura e decodificação das caixas-pretas. O ministério destacou que o CENIPA possui as capacidades técnicas necessárias e um laboratório certificado para realizar o processo.

    O avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que fazia o trajeto de Baku para Grozny, na Rússia, caiu na manhã do dia 25 de dezembro. A companhia aérea informou que 62 passageiros e cinco tripulantes estavam a bordo. O ministério de emergências do Cazaquistão afirmou que 29 pessoas sobreviveram ao acidente.

    Na sexta-feira, o chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya), Dmitry Yadrov, declarou que a situação no espaço aéreo da Rússia estava complicada no dia do acidente, devido a ataques de drones de combate ucranianos contra infraestruturas civis nas cidades de Grozny e Vladikavkaz. Restrições no espaço aéreo estavam em vigor ao redor do aeroporto internacional de Grozny. Além disso, havia uma densa neblina sobre Grozny, sem visibilidade a uma altitude de 500 metros (1.640 pés). Segundo Yadrov, foi oferecida à aeronave a opção de pousar em outro aeroporto, mas o piloto decidiu seguir para Aktau.

    O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse neste domingo (29) que o avião foi danificado por tiros vindos do solo russo e disse que algumas pessoas na Rússia mentiram sobre a causa do desastre.

    O presidente Vladimir Putin pediu desculpas a Aliyev no sábado pelo “incidente trágico” de quarta-feira no espaço aéreo russo envolvendo o avião da brasileira Embraer, após as defesas aéreas russas terem se engajado contra drones de ataque ucranianos. Um comunicado do Kremlin não disse que a Rússia havia derrubado o avião, apenas destacou que um caso criminal foi aberto. (Com agências).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados