Chefe da Otan prevê mais expansões da aliança no futuro
Secretéario-geral Jens Stoltenberg também afirmou que os membros da Otan concordaram que a Ucrânia se tornará uma "aliada" da aliança militar
Sputnik - A Otan fará mais expansões no futuro à medida que trabalha intensamente na adesão da Ucrânia à aliança, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg nesta quarta-feira (1).
"Eu acho que haverá mais expansões, e estamos trabalhando duro para incluir a Ucrânia. Todos concordamos que a Ucrânia se tornará uma aliada da Otan, e ajudamos a mover a Ucrânia mais perto da adesão à Otan do que nunca", disse Stoltenberg em um podcast da Otan.
Apesar de suas promessas anteriores, a Otan expandiu progressivamente em direção ao Leste, para mais próximo da fronteira russa, com a Suécia e a Finlândia tornando-se os membros mais recentes, citando a insegurança regional provocada pelo conflito na Ucrânia.
O presidente russo Vladimir Putin declarou que a expansão da Otan para incluir a Ucrânia criaria uma ameaça direta à segurança nacional da Rússia e que Moscou considera o status de não alinhado da Ucrânia extremamente importante para eliminar o conflito regional.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: