China critica venda de armas dos EUA à Índia e alerta contra confronto de blocos
Washington planeja fortalecer parceria de defesa com Nova Délhi, aprofundando a cooperação estratégica em meio às tensões crescentes na Ásia
247 - A China manifestou preocupação com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington fornecerá armamentos avançados à Índia, incluindo futuramente caças F-35. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, alertou nesta sexta-feira (14) que a cooperação entre países não deve ser usada para incitar divisões e confrontos geopolíticos.
"A região Ásia-Pacífico deve ser um centro de desenvolvimento pacífico, não um tabuleiro de xadrez para manobras geopolíticas. Formar círculos exclusivos e fomentar política de blocos não trará segurança, mas apenas prejudicará a paz e a estabilidade regional e global", afirmou Guo, de acordo com o Global Times.
A declaração foi uma resposta à promessa de Trump de ampliar as vendas militares à Índia a partir de 2025, feita após um encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Segundo a agência Reuters, Washington planeja fortalecer sua parceria de defesa com Nova Délhi, aprofundando a cooperação estratégica em meio às tensões crescentes na Ásia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: