China proíbe exportações de metais críticos aos EUA em resposta a tarifas
China bloqueia exportações de minerais vitais para tecnologia e defesa dos EUA
247 - A China anunciou uma proibição total à exportação de materiais estratégicos como gálio, germânio, antimônio e grafite para os Estados Unidos, em retaliação às crescentes restrições tecnológicas impostas pelo governo Joe Biden. As informações são da Bloomberg, nesta terça-feira (3).
Essas medidas, que já estavam em preparação, visam responder à pressão econômica americana e reforçam o controle chinês sobre minerais cruciais para tecnologias de ponta, como semicondutores e equipamentos militares.
A resposta da China mira metais usados em aplicações que vão desde semicondutores a satélites e óculos de visão noturna, segundo a reportagem. O bloqueio chinês pode gerar um impacto de US$ 3,4 bilhões na economia dos EUA, segundo um relatório do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) divulgado no mês passado.
Na segunda-feira (2), os EUA anunciaram novas restrições ao acesso da China a componentes vitais para chips e inteligência artificial.
O Departamento de Comércio impôs novas limitações à venda de chips de memória de alta largura de banda fabricados por empresas americanas e estrangeiras. Os EUA também anunciaram novos controles sobre equipamentos de fabricação de chips, incluindo produtos fabricados por empresas americanas em instalações no exterior, mas com exceções para aliados estratégicos, como Japão e Países Baixos.
Separadamente, nesta terça-feira, três associações industriais chinesas pediram que as empresas nacionais de internet, semicondutores e automóveis escolhessem com "cuidado" ao comprar chips dos EUA, segundo a reportagem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: