Choque de realidade: Trump isenta produtos tecnológicos de tarifas “recíprocas"
Decisão revela dependência dos EUA da manufatura chinesa e sinaliza fragilidade na estratégia tarifária
247 - Em meio à intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o presidente Donald Trump anunciou, neste sábado (12), a isenção de tarifas para smartphones, computadores e chips importados da China. A decisão, divulgada pelo U.S. Customs and Border Protection, ocorre após a imposição de tarifas de até 145% sobre uma ampla gama de produtos chineses .
A medida busca mitigar os impactos negativos sobre o setor tecnológico norte-americano, altamente dependente da manufatura chinesa. Empresas como Apple, que produzem a maioria de seus dispositivos na China, seriam severamente afetadas pelas tarifas elevadas. Dados indicam que 78% dos laptops, 87% dos consoles de videogame e 77% dos brinquedos vendidos nos EUA são provenientes da China.
A isenção representa um alívio para os consumidores e para a indústria de tecnologia dos EUA, evitando aumentos significativos nos preços de produtos eletrônicos. Entretanto, outras categorias de importações chinesas continuam sujeitas às tarifas elevadas, mantendo a tensão nas relações comerciais entre os dois países.
Para os exportadores chineses, a isenção parcial oferece uma oportunidade de manter o acesso ao lucrativo mercado norte-americano em segmentos específicos, mesmo diante de um ambiente comercial cada vez mais protecionista. A medida também reflete a complexidade das cadeias de suprimentos globais e a interdependência econômica entre as duas maiores economias do mundo.
(Com informações da agência Bloomberg)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: