HOME > Mundo

Chuvas torrenciais causam estragos na Coreia do Norte; Kim Jong-un aparece liderando resgate (vídeo)

Líder da norte-coreano avaliou danos enquanto inundações devastavam um importante centro comercial do país

Província de Pyongan do Norte, Coreia do Norte, 28 de julho (Foto: KCNA via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As chuvas torrenciais recentes no norte da Coreia do Norte causaram danos significativos em áreas comerciais e de infraestrutura, especialmente próximas à fronteira com a China. O rio Amnok transbordou, isolando mais de cinco mil pessoas em áreas de risco. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou pessoalmente as operações de resgate e evacuação, com o uso de helicópteros militares para retirar moradores das zonas afetadas.

Segundo informações da agência Nikkei Asia, Kim Jong-un, durante sua visita de três dias às áreas atingidas, demitiu funcionários responsáveis pela resposta inicial ao desastre, que ele considerou ineficaz. Ele também realizou reuniões de emergência a bordo de seu trem especial para coordenar os esforços de recuperação. A inundação do rio Yalu resultou na submersão de milhares de casas e hectares de terras agrícolas em Sinuiju e Uiju, além de causar prejuízos a edifícios comerciais e residenciais. A imprensa oficial destacou a liderança de Kim durante a crise.

O governo norte-coreano acusou a mídia sul-coreana de divulgar informações falsas sobre a gravidade dos danos e o número de vítimas. Kim elogiou as tropas por resgatarem mais de 5.000 pessoas, das quais 4.200 foram salvas por helicópteros em poucas horas. A imprensa estatal afirmou que não houve vítimas fatais em Sinuiju, área mais afetada pelas inundações.

A catástrofe natural também impactou os planos de desenvolvimento turístico e a inauguração da Nova Ponte do Rio Yalu, prevista para outubro, que agora pode ser adiada. Segundo uma análise sul-coreana, a destruição causada pelas enchentes lembra a de um incidente semelhante em 2010. As tensões entre as Coreias permanecem altas, sem perspectivas de melhora nas relações.



iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados