TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Cidade de Maaloula, berço do Cristianismo, é alvo de limpeza étnica sob governo jihadista da Síria

    Denúncia é da Fundação Cristã Iraquiana

    Cristãos assistem a uma missa de Natal na igreja da Senhora de Damasco, em Damasco, Síria, 24 de dezembro de 2024 (Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Os jihadistas que assumiram o poder na Síria, após deporem o presidente Bashar al-Assad no início deste mês, estão promovendo uma campanha de limpeza étnica contra a população cristã na histórica cidade de Maaloula, localizada a noroeste de Damasco. Reconhecido como um dos berços do Cristianismo mundial, Maaloula enfrenta uma grave ameaça à sua herança religiosa e cultural, denunciou a Fundação Cristã Iraquiana. 

    O grupo pediu orações pelos cristãos da Síria diante da ofensiva dos terroristas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico (EI, ISIS). "Os cristãos sírios na antiga cidade cristã de Maaloula, Síria, estão sendo ameaçados a deixar a cidade pelos terroristas da Al-Qaeda/ISIS que tomaram conta da Síria. Uma limpeza étnica está acontecendo nesta antiga cidade cristã onde o aramaico ainda é falado. Ore pelos cristãos da Síria", disse a conta da fundação na plataforma X, em postagem no sábado (28). 

    A administração do grupo terrorista Hay'at Tahrir al-Sham (HTS), responsável pela ofensiva-relâmpago que derrubou Bashar al-Assad e seu governo no início deste mês, tem frequentemente declarado à mídia internacional seu compromisso com o respeito às crenças e aos direitos de todos os grupos religiosos e étnicos na Síria. No entanto, uma série de relatos indica que dezenas de milhares de pessoas protestaram nas ruas de diversas cidades sírias contra a profanação de um santuário alauíta em Aleppo na semana passada. Esses protestos foram violentamente reprimidos pelo HTS, resultando em confrontos mortais, conforme os relatos.

    Desde sua ascensão ao poder, o HTS busca remover sua designação como organização terrorista, alcançando avanços limitados nesse sentido. O líder do grupo e atual governante de fato da Síria, Ahmed al-Sharaa, tem se apresentado em entrevistas como um reformista e modernizador. Contudo, denúncias de graves violações de direitos humanos continuam a crescer.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados