Documento da UE expõe proposta de tarifas de 25% sobre produtos dos EUA, em retaliação às medidas de Trump
Diamantes, fio dental e embutidos estão entre os itens que podem ser taxados em resposta às tarifas norte-americanas sobre aço e alumínio
247 - A Comissão Europeia propôs, nesta segunda-feira (7), a aplicação de tarifas de 25% sobre uma variedade de produtos norte-americanos, em retaliação às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aço e o alumínio provenientes do bloco. As informações são de um documento obtido pela Reuters.
De acordo com o documento, as tarifas sobre alguns produtos entrarão em vigor em 16 de maio, enquanto outras serão implementadas em 1º de dezembro. Entre os produtos afetados estão diamantes, ovos, fio dental, salsichas e aves. Especificamente, as tarifas sobre amêndoas e soja terão início em 1º de dezembro.
O chefe de comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, afirmou que as contratarifas terão um impacto menor do que os 26 bilhões de euros (US$28,45 bilhões) anunciados anteriormente. Produtos como bourbon, vinho e laticínios foram removidos da lista original que a Comissão estava avaliando em março. Inicialmente, a Comissão havia proposto uma tarifa de 50% sobre o bourbon, o que levou Trump a ameaçar uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE, caso o bloco seguisse adiante com a medida.
Além dessas medidas, a UE já havia apertado as salvaguardas existentes sobre as importações de aço em 1º de abril, reduzindo-as em 15%. A Comissão também está considerando a implementação de cotas de importação para o alumínio. Os Estados-membros da UE devem votar essa proposta em 9 de abril.
Disputas Tarifárias crescentes entre Trump e a União Europeia
Na última quarta-feira (2), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a implementação de uma tarifa universal de 10% sobre todas as importações, com exceção do Canadá e do México. Além disso, foram impostas tarifas adicionais específicas para cerca de 60 países, incluindo uma tarifa de 20% sobre produtos da União Europeia.
A União Europeia busca uma resposta unificada para pressionar os EUA a negociarem, equilibrando as diferentes perspectivas dos Estados-membros. Discussões entre ministros do comércio da UE e líderes da indústria estão em andamento, com uma votação inicial sobre as tarifas prevista para 9 de abril e implementação a partir de meados de abril.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: