TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Em Moçambique, candidato de direita derrotado em eleições convoca manifestações violentas

    Venâncio Mondlane afirmou que as manifestações não vão parar, pedindo aos seus apoiadores que "intensifiquem" os protestos

    Protestos em Moçambique (Foto: Reuters)

    247 - Moçambique vive nesta quinta-feira (26) o quarto dia de tensão social na sequência do anúncio dos resultados finais das eleições gerais. Ocorrem saques, vandalizações e barricadas, nomeadamente em Maputo, informa a agencia Lusa.

    O Conselho Constitucional de Moçambique proclamou na tarde de segunda-feira (23) Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi, bem como a vitória da Frelimo, que manteve a maioria parlamentar, nas eleições gerais de 09 de outubro. 

    Manifestantes partidários do candidato derrotado, Venâncio Mondlane que obteve apenas 24% dos votos, saíram às ruas, levantaram barricadas, praticaram pilhagens e entraram em confrontos com a polícia. 

    Pelo menos 1.534 reclusos evadiram-se na tarde de quarta-feira da Cadeia Central de Maputo, de máxima segurança, disse o comandante-geral da polícia, afirmando tratar-se de uma ação "premeditada" e da responsabilidade de manifestantes partidários de Venâncio Mondlane. 

    Segundo o comandante-geral da polícia, a evasão da Cadeia Central de Maputo, na cidade da Matola, a 14 quilômetros do centro da capital moçambicana e que contava com cerca de 2.500 condenados e detidos, resultou da "agitação" de um "grupo de manifestantes subversivos" nas imediações.

    Mondlane afirmou que as manifestações não vão parar, pedindo aos seus apoiadores que "intensifiquem" os protestos. 

    Vale ressaltar a responsabilidade do governo Biden , que declarou estar “preocupado com a falta de transparência” das eleições, mesma posição que tomou sobre a eleição legítima e democrática de Maduro na Venezuela. Hipocritamente, agora o governo Biden, por meio do Departamento de Defesa diz que está “preocupado” com os tumultos. 

    A Frelimo ganhou as eleições e o governo moçambicano está agindo para garantir a estabilidade do país. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados