Embaixada do Irã na Síria é invadida por rebeldes
TV estatal iraniana informou que "a embaixada foi invadida por um grupo armado diferente do que agora controla [a maior parte da] Síria"
Reuters - A embaixada do Irã na capital síria foi invadida por rebeldes no domingo, após a captura de Damasco e a queda de Bashar al-Assad, aliado do Irã, informou a TV estatal iraniana.
"Diz-se que a embaixada iraniana foi invadida junto com lojas próximas por um grupo armado diferente do que agora controla [a maior parte da] Síria", informou a TV estatal iraniana, referindo-se ao grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), que liderou os avanços rebeldes no oeste da Síria.
Imagens de dentro das instalações da embaixada foram compartilhadas pelo canal saudita Al-Arabiya, mostrando invasores remexendo em móveis e documentos dentro do edifício, além de algumas janelas quebradas.
A agência Reuters não conseguiu verificar a autenticidade dos vídeos.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, afirmou que os diplomatas iranianos haviam deixado a embaixada nas primeiras horas da manhã, antes de qualquer ataque.
A TV estatal iraniana informou que o HTS garantiu que não haveria perturbações nos santuários de Sayeda Zeinab e Sayeda Ruqqaya em Damasco.
A agência semi-oficial de notícias iraniana Tasnim relatou no domingo que todos os funcionários iranianos que serviam nos santuários retornaram ao Irã antes da captura de Damasco pelos rebeldes.
Sayeda Zeinab, neta do Profeta Maomé, é venerada pelos xiitas, e seu santuário é um importante local de peregrinação para fiéis de todo o mundo, além de ser um ponto de reunião para milicianos xiitas na Síria.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: