TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Equipe do Doge de Musk pode acessar dados confidenciais por ora, decide corte de recursos

      Tribunal suspende bloqueio a envio de dados ao governo Trump, permitindo acesso da equipe de Musk a dados governamentais

      Bilionário Elon Musk e presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington 11/02/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) - Um tribunal federal de recursos dividido suspendeu uma liminar que havia impedido o Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA e o Departamento de Educação de entregar dados confidenciais a Elon Musk e seu Departamento de Eficiência Governamental.

      Em uma votação de 2 a 1, o 4º Tribunal Federal de Apelações suspendeu a liminar imposta pela juíza distrital federal Deborah Boardman em Greenbelt, Maryland, com um recurso pendente.

      O tribunal de recursos, com sede em Richmond, Virgínia, também votou por 8 a 7 contra a adoção da questão "en banc", na qual todos os juízes ativos decidiriam. Dois juízes indicados por presidentes democratas se juntaram a seis republicanos nessa maioria.

      O Doge foi criado para promover o esforço do presidente dos EUA, Donald Trump, de reduzir o tamanho do governo federal.

      Grupos como a Federação Americana de Professores entraram com ações para impedir que a equipe de Musk analisasse dados como números do Seguro Social, datas de nascimento, endereços, renda, status de cidadania e empréstimos estudantis de milhões de norte-americanos.

      Eles alegaram que permitir que o Doge visse os dados violava a privacidade das pessoas e poderia permitir que o governo usasse os dados para outros fins, como para promover as metas de imigração de Trump.

      O Departamento do Tesouro, que mantém sistemas de desembolso de benefícios da Previdência Social, restituições de Imposto de Renda e outros valores, também foi processado.

      Os advogados dos autores da ação não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. O Departamento de Justiça dos EUA não respondeu imediatamente a uma solicitação semelhante.

      (Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados