HOME > Mundo

'Votarei em Donald Trump’: eleitores indecisos reagem ao desempenho de Biden no debate

Eleitores norte-americanos descreveram coletivamente o desempenho do presidente democrata de 81 anos contra o candidato republicano como confuso, fraco e difícil de assistir

Donald Trump (à esq.) e Joe Biden (Foto: Reprodução (CBS News))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Um grupo de eleitores norte-americanos que não conseguiu escolher entre Joe Biden e Donald Trump antes do debate presidencial de quinta-feira proferiu o seu veredicto após a disputa e foi quase universalmente uma má notícia para Biden.

Dos 13 “indecisos” que falaram à Reuters, 10 descreveram coletivamente o desempenho do presidente democrata de 81 anos contra o candidato republicano Trump como fraco, confuso, embaraçoso e difícil de assistir.

Gina Gannon, 65 anos, uma aposentada no estado decisivo da Geórgia, votou em Trump em 2016 antes de trocá-lo por Biden em 2020.

"Joe Biden parecia muito fraco e confuso desde o início. Preocupa-me que nossos inimigos globais vejam Joe Biden dessa maneira. Fiquei chocado e consternado.

Odeio ver nosso presidente agindo dessa forma na TV e na frente do mundo ", disse Gannon.

Ela acrescentou: “Estou absolutamente votando em Donald Trump agora”.

Os debates presidenciais normalmente têm influência limitada sobre os eleitores, mas Biden e Trump estão numa disputa acirrada e a eleição provavelmente será decidida por apenas milhares de votos em alguns estados indecisos. Ambos os candidatos precisam de conquistar o número relativamente pequeno de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

Biden teve um desempenho instável e vacilante enquanto Trump o agredia com uma série de ataques muitas vezes falsos.

O mau desempenho de Biden abalou os seus colegas democratas, abre uma nova aba e provavelmente aprofundará as preocupações dos eleitores de que ele está velho demais para cumprir outro mandato de quatro anos.

Sete dos nove eleitores que ficaram consternados com o desempenho de Biden disseram à Reuters que agora se inclinam para Trump, porque já não acreditam que Biden possa desempenhar as suas funções como presidente.

Três deles disseram que votariam definitivamente em Trump na revanche eleitoral de 5 de novembro contra Biden, embora dois deles tenham dito que não gostam do ex-presidente republicano.

Meredith Marshall, 51 anos, que mora na região de Los Angeles e trabalha por conta própria, disse que o debate a deixou em estado de choque.

Ela votou em Biden em 2020, mas agora está inclinada para Trump, devido ao que descreveu como a falta de acuidade mental de Biden.

“Deus me livre se minhas escolhas forem como estão agora com base neste debate. Sem dúvida, eu votaria em um mentiroso e um condenado em vez de uma pessoa que não parece estar bem mentalmente.”

Cerca de 20% dos eleitores dizem que não escolheram um candidato na corrida presidencial deste ano, estão inclinados para opções de terceiros partidos ou podem não votar, de acordo com a mais recente sondagem Reuters/Ipsos.

A Reuters entrevistou 15 desses eleitores antes do debate de quinta-feira, e eles concordaram em ser entrevistados novamente após o evento sobre se o debate mudou seus pontos de vista.

Nem tudo foram más notícias para Biden.

Ashley Altum, uma gerente de saúde mental de 28 anos da Carolina do Sul, estava dividida entre Biden ou um candidato de um terceiro partido antes do debate.

Agora ela está mais inclinada para Biden.

Ela disse estar satisfeita com as respostas de Biden, visto que ele estava mais disposto do que Trump a responder diretamente às perguntas.

“Eu vi Biden escorregar um pouco, mas sempre fico surpresa que mais pessoas não o façam nessas situações”, disse ela. "Acho que qualquer um que possa ir lá e falar com eloquência é impressionante, para começar."

Biden destacou no debate que Trump, aos 78 anos, é apenas três anos mais novo.

"Mas Trump era apenas Trump. Do ponto de vista do declínio cognitivo, não vi isso em Trump", disse Tom Reich, 36 anos, engenheiro de software da Carolina do Sul.

As questões de idade e capacidade mental explodiram na campanha em fevereiro, após um relatório de um conselheiro especial do Departamento de Justiça que sugeria que Biden estava sofrendo de lapsos de memória.

“Que desastre para os democratas”, disse Scott Harrington, 63 anos, peixeiro em Massachusetts, depois de assistir ao debate.

“Eu estava basicamente indeciso, mas esperava que Biden fosse bom o suficiente para que eu pudesse votar nele. Não gosto muito de Trump. apenas abstenha-se."

Reportagem de Tim Reid e Gram Slattery em Washington; Reportagem adicional de Helen Coster e Alexandria Ulmer; Edição de Ross Colvin e Daniel Wallis

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados