EUA abrem investigação sobre vazamento de planos de ataques israelenses contra o Irã
Documentos, classificados como ultrassecretos, teriam sido elaborados pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial
247 - O governo dos Estados Unidos está investigando um vazamento de documentos confidenciais que avaliam os planos de Israel para um ataque ao Irã, conforme relatado por três autoridades americanas à Associated Press, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Uma quarta fonte confirmou a autenticidade dos documentos, que foram divulgados pelo aplicativo Telegram e inicialmente noticiados pela CNN e pelo portal Axios.
Os documentos, classificados como ultrassecretos, teriam sido elaborados pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial nos últimos dias. Eles começaram a circular na sexta-feira(18) e foram discutidos principalmente por contas que apoiam o Irã. O Pentágono reconheceu estar ciente das alegações sobre os documentos, mas não fez comentários adicionais.
Os documentos, de acordo com a reportagem, incluem interpretações de imagens de satélite e oferecem detalhes sobre um possível ataque de Israel a Teerã, previsto como retaliação a um ataque iraniano realizado no início deste mê em resposta à morte de Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, em Teerã.
Um dos documentos intitulado "Israel: Força Aérea continua preparativos para ataque ao Irã" descreve exercícios militares que aparentam ensaiar elementos de tal ataque. O segundo documento aborda a mudança de localização dos mísseis e armas israelenses em caso de resposta do Irã.
Autoridades em Washington apresentaram opiniões divergentes sobre a gravidade do vazamento. Alguns acreditam que os documentos não revelam novas capacidades americanas, pois descrevem, mas não mostram, imagens de satélite. Eles argumentam que se não houver novas divulgações, os danos serão limitados. No entanto, outros consideram que a exposição dos planos de guerra de um aliado é um problema sério.
Os documentos relatam também um exercício militar israelense realizado em 15 de outubro, que visava praticar reabastecimento aéreo e operações de busca e salvamento. Além disso, mencionam os preparativos para o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance, mísseis ar-terra, aviões de reabastecimento e vigilância secreta no Irã com o auxílio de drones.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: