TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA alertam Venezuela sobre ataques à Guiana: "Não terminaria bem"

      Chefe da diplomacia norte-americana chegou a sugerir uma possível resposta militar dos EUA

      Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio - 14/03/2025 (Foto: SAUL LOEB/Pool via REUTERS)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou um recado à Venezuela nesta quinta-feira (27), alertando que um ataque contra a Guiana, no contexto da disputa pelo Essequibo, "não terminaria bem". Em coletiva de imprensa durante viagem pelo Caribe, Rubio chegou a sugerir uma possível resposta militar dos EUA.

      Em visita a Georgetown, capital guianesa, ele reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao país diante das reivindicações da Venezuela sobre Essequibo. A disputa histórica ganhou novos contornos após a descoberta de vastos depósitos de petróleo na região pela gigante americana ExxonMobil, há cerca de uma década.

      "Se atacassem a Guiana ou a ExxonMobil (...) seria um dia muito ruim, uma semana muito ruim, para eles. Não terminaria bem", afirmou o alto funcionário americano. "Tenho plena confiança em dizer isso como secretário de Estado: haverá consequências pelo 'aventurismo', haverá consequências por ações agressivas".

      Para o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, as declarações do chefe da diplomacia norte-americana são “bravatas”.

      "Rubio não nos surpreende. Conhecemos esse velho roteiro de ameaças e bravatas (...). A Venezuela não se rende diante de intimidações", respondeu o chanceler Gil, em mensagem divulgada pelo Telegram.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados