EUA e Reino Unido serão cúmplices em crimes de guerra se não suspenderem ajuda militar a Israel, diz Humans Right Watch
Segundo a ONG de direitos humanos, Israel matou ou feriu pelo menos 31 trabalhadores humanitários em Gaza desde outubro
(Sputnik) - Os Estados Unidos e o Reino Unido devem parar de fornecer assistência militar a Israel ou correm o risco de serem cúmplices de crimes de guerra, afirmou a Human Rights Watch (HRW) nesta terça-feira (14).
Mais cedo no mesmo dia, a HRW informou que Israel matou ou feriu pelo menos 31 trabalhadores humanitários em Gaza desde outubro, em pelo menos oito ataques a seus comboios e instalações, mesmo depois de os grupos de ajuda terem fornecido suas coordenadas às autoridades israelenses com antecedência para garantir sua proteção.
"Os aliados de Israel, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido – ambos os Estados que enviam partes de armas aparentemente usadas em pelo menos um dos ataques documentados – devem suspender a assistência militar e as vendas de armas a Israel enquanto suas forças cometerem violações sistemáticas e generalizadas das leis de guerra contra civis palestinos com impunidade", disse a HRW.
Os governos que continuam enviando armas para Israel correm o risco de cumplicidade em crimes de guerra, alertou a organização.
"Eles também devem usar sua influência, incluindo através de sanções direcionadas, para pressionar as autoridades israelenses a cessar a prática de abusos graves e permitir o fornecimento de ajuda humanitária e serviços básicos em Gaza, em conformidade com as obrigações de Israel sob o direito internacional e as recentes ordens da Corte Internacional de Justiça contra Israel no caso movido pela África do Sul referente a supostas violações da Convenção sobre o Genocídio", disse a HRW.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: