HOME > Mundo

EUA exigem de Israel investigação de estupro de palestinos em campo de tortura

‘É essencial que o Estado de Direito e o devido processo legal prevaleçam’, diz a Casa Branca

Soldados israelenses se cobem com escudos enquanto estupram um refém palestino no campo de tortura de Sde Teiman, no sul de Israel (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os Estados Unidos cobraram do governo de Benjamin Netanyahu que investigue a fundo o vídeo divulgado pela mídia israelense com novas imagens mostrando soldados israelenses estuprando um detido palestina no campo de tortura de Sde Teiman, no sul de Israel. Há inúmeros relatos revelarando as condições brutais e a tortura sistemática no local, incluindo estupro, choques elétricos e fome contra prisioneiros palestinos.

Israel deve investigar completamente as alegações de abuso sexual de detidos palestinos por seus soldados, disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, na quarta-feira, pedindo "tolerância zero" para os perpetradores. A declaração foi citada pelo The Times of Israel. 

Questionado sobre um vídeo exibido pelo canal de notícias israelense Channel 12 que supostamente mostra soldados na instalação de Sde Teiman levando um detido para fora do alcance das câmeras de vigilância para realizar abusos e sobre alegações mais amplas de abusos contra prisioneiros, Miller disse que os funcionários dos EUA revisaram o vídeo.

No final de julho, 10 soldados foram presos acusados de estupro de um palestino detido em Sde Teiman, com três deles sendo liberados. Vários relatos de abusos severos contra detidos palestinos surgiram desde o início da ofensiva de Israel em Gaza. Dezenas de manifestantes sionistas, incluindo membros de extrema direita do Knesset, entraram em confronto com a polícia militar após as prisões dos soldados em apoio aos estupradores. 

Imagens divulgadas mostram soldados israelenses se cobrindo com escudos enquanto estupram um refém palestino no campo de tortura de Sde Teiman. O refém não identificado foi hospitalizado com o reto rompido, costelas quebradas, intestino rompido e pulmões danificados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados