EUA quer cessar-fogo na Ucrânia até 20 de abril
Interlocutores envolvidos no processo, porém, admitiram que esse prazo pode não ser respeitado, dado o grau de complexidade das negociações
247 - Fontes próximas ao governo dos Estados Unidos revelaram que a Casa Branca ainda resiste a incluir limites à ajuda militar fornecida à Ucrânia como parte das negociações de um possível acordo de cessar-fogo no conflito com a Rússia, destaca a agência Sputnik, citando a Bloomberg. Segundo a reportagem, a gestão do presidente Donald Trump trabalha nos bastidores com o objetivo de alcançar um entendimento até o dia 20 de abril. No entanto, interlocutores envolvidos no processo admitiram que esse prazo pode não ser respeitado, dado o grau de complexidade das negociações e a delicadeza das exigências feitas por ambas as partes.
A tentativa de acelerar um acordo ocorre enquanto o conflito entra em uma nova fase, marcada pelo desgaste das tropas ucranianas e a crescente pressão do Congresso norte-americano sobre o volume de recursos destinados à guerra. Mesmo diante desses obstáculos, o governo dos EUA tem mantido sua posição de que qualquer mudança nos parâmetros da ajuda militar precisa ser cuidadosamente avaliada e, até o momento, não está disposta a ceder nesse ponto sensível para Kiev.
O porta-voz da Casa Branca, Brian Hughes, ressaltou a discrição exigida neste momento do processo diplomático. “Estamos trabalhando por um cessar-fogo e uma paz duradoura... Não permitiremos que os termos das discussões ou o momento sejam divulgados na mídia”, afirmou.
Embora Washington continue publicamente comprometida com o apoio à Ucrânia, os desafios internos e externos colocam em xeque a sustentabilidade desse compromisso a longo prazo, especialmente se o impasse no campo de batalha persistir e se a resistência do Congresso aos gastos aumentar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: