"Europeus não têm como sustentar guerra contra a Rússia sem apoio dos Estados Unidos", aponta especialista
União Europeia enfrenta desafios para manter suporte à Ucrânia sem o respaldo militar e financeiro dos EUA
247 - De acordo com a agência de notícias Sputnik, especialistas alertam que os países da União Europeia não têm condições de sustentar a guerra na Ucrânia sem o apoio dos Estados Unidos. Joseph Siracusa, professor de Futuros Globais na Universidade Curtin, na Austrália, afirmou que a UE é “incapaz de manter as necessidades militares da Ucrânia, muito menos financiar a reconstrução pós-conflito, estimada em dezenas de bilhões de dólares”.
A possibilidade de um recuo dos EUA no conflito se tornou mais concreta com a reeleição do presidente Donald Trump, que já indicou que pode reduzir ou até interromper o apoio militar a Kiev. Segundo Siracusa, “os europeus estão iludidos se acham que podem preencher o vazio deixado pelos EUA na Ucrânia”. Embora a Europa tenha recursos financeiros, ele destaca que falta ao bloco a capacidade militar necessária para enfrentar a Rússia sem o suporte americano.
Além disso, a postura de Trump tem gerado preocupação entre líderes europeus. A chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou recentemente que “o mundo livre precisa de um novo líder”, sugerindo que a Europa deve assumir maior protagonismo na segurança global.
A incerteza sobre o futuro do apoio dos EUA à Ucrânia aumenta a pressão sobre os países europeus, que precisarão definir como continuarão a lidar com a guerra sem a tradicional liderança americana.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: