TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Fornecimento de gás russo para a Europa aumenta 14% em 2024

    O fornecimento via Ucrânia foi interrompido naúltima quarta-feira (1)

    (Foto: Leonardo Attuch)

    TASS - A Rússia aumentou o fornecimento de gás para a Europa em 14% em 2024 em comparação com o ano anterior. Foram fornecidos 32,1 bilhões de metros cúbicos, de acordo com estimativas baseadas em dados da gigante de gás russa Gazprom e da Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão de Gás (ENTSOG).

    Em 2023, o fornecimento de gás de gasoduto russo para a Europa ficou em cerca de 28,15 bilhões de metros cúbicos, de acordo com dados da Gazpron e da ENTSOG.

    Em particular, o fornecimento de gás para países da Europa Ocidental e Central através da Ucrânia ficou em 15,4 bilhões de metros cúbicos em 2024, um aumento de seis por cento em relação ao ano anterior.

    O fornecimento de gás para os países do sul e sudeste da Europa através do gasoduto TurkStream aumentou em 23% para 16,7 bilhões de metros cúbicos em 2024. Somente em dezembro de 2024, as exportações de gás russo para a Europa por esta rota aumentaram três por cento em comparação a novembro.

    Além disso, de acordo com dados da Autoridade Reguladora do Mercado de Energia da Turquia, o fornecimento de gás russo para o país pode chegar a cerca de 20 bilhões de metros cúbicos em 2024. Dito isso, o fornecimento anual de gás russo para a Europa (incluindo a Turquia) pode chegar a cerca de 52 bilhões de metros cúbicos em comparação com 49 bilhões de metros cúbicos em 2023.

    Trânsito de gás pela Ucrânia

    O acordo sobre o trânsito de gás russo pela Ucrânia, que expirou em 1º de janeiro, previa o transporte de 40 bilhões de metros cúbicos de gás russo via Ucrânia anualmente. No entanto, a recusa de Kiev em estender o acordo forçou a empresa russa Gazprom a interromper o trânsito de gás na manhã de 1º de janeiro, disse a gigante do gás.

    A Ucrânia diz que está pronta para retomar o trânsito de gás com base em uma solicitação da Comissão Europeia, desde que o gás não seja considerado "russo", enquanto o presidente russo apontou para a possibilidade de contratos com terceiros, a saber, empresas turcas, húngaras, eslovacas e azerbaijanas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados