TV 247 logo
HOME > Mundo

Holanda autoriza uso de F-16 pela Ucrânia, inclusive contra alvos na Rússia

Ministro da Defesa, Ruben Brekelmans, afirmou que o direito internacional não impõe limites geográficos para ações de autodefesa

Aviões de combate F-16 ucranianos em local não revelado na Ucrânia, em 4 de agosto de 2024 (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A Holanda reafirmou sua posição sobre o uso dos caças F-16 fornecidos à Ucrânia, afirmando que o país pode utilizá-los para autodefesa, incluindo ações contra alvos militares no território russo. A declaração foi feita pelo ministro da Defesa holandês, Ruben Brekelmans, na última quinta-feira, durante uma coletiva antes de uma reunião com os aliados da OTAN em Bruxelas.

Na ocasião, Brekelmans confirmou que a Holanda já enviou o primeiro lote dos 24 caças F-16 prometidos à Ucrânia e que o restante será entregue nos próximos meses. "Entregamos nosso primeiro lote de F-16 – eles estão atualmente no espaço aéreo ucraniano – e sempre dissemos que a Ucrânia precisa cumprir o direito internacional, mas o direito internacional não contém quaisquer restrições em termos de distância", disse o ministro, de acordo com a agência Sputnik.

Brekelmans destacou que o direito internacional não limita os ataques de autodefesa apenas às áreas fronteiriças ou a uma determinada distância da fronteira. "Portanto, permitimos que a Ucrânia use F-16 para sua autodefesa, e para a autodefesa pode ser necessário interceptar mísseis ou atingir, por exemplo, campos aéreos na Rússia - portanto, alvos militares. E também é permitido fazer isso dentro do território russo ou no espaço aéreo russo", acrescentou.

Desde o início do conflito em fevereiro de 2022, a Holanda tem sido um dos principais apoiadores militares da Ucrânia, enviando um significativo arsenal que inclui 60 tanques T-72, mais de 200 veículos de combate de infantaria YPR, cerca de 100 tanques Leopard 1, 14 tanques Leopard 2 remodelados, oito obuseiros PzH2000, dois lançadores de mísseis Patriot e mais de 500 drones. O orçamento holandês para ajuda militar à Ucrânia totaliza 11 bilhões de dólares. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados