Irã confirma ataque a consulado na Síria e promete resposta
O governo iraniano afirmou que o ataque foi um ato de terrorismo
247 - O Ministério das Relações Exteriores do Irã informou neste sábado que o consulado iraniano na cidade de Aleppo, no norte da Síria, foi alvo de um ataque perpetrado por terroristas. Nenhum funcionário ficou ferido. O governo iraniano Teerã está considerando seriamente tomar medidas legais e internacionais em resposta ao incidente.
O conflito armado na Síria ocorre desde 2011, envolvendo diversos grupos insurgentes, incluindo organizações terroristas, que lutam entre si e contra as forças armadas sírias. Em 2017, Rússia, Turquia e Irã iniciaram um grupo de mediação para o acordo sírio, com reuniões na capital do Cazaquistão, Astana. Esse formato também inclui representantes do governo sírio, da oposição, da ONU e de países observadores como Jordânia, Líbano e Iraque.
O Ministério da Defesa da Síria havia declarado anteriormente que as forças governamentais estavam em combate com grupos terroristas nas províncias de Aleppo e Idlib.
"O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, condenou veementemente o ataque realizado por vários grupos armados terroristas contra o consulado iraniano em Aleppo. Ele destacou as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963, que proíbem qualquer ataque a edifícios consulares, afirmando que a violação desta convenção é inaceitável por qualquer indivíduo, grupo ou governo", declarou o comunicado.
A mídia síria relatou anteriormente que os funcionários do consulado iraniano estavam seguros em meio aos confrontos armados entre o exército sírio e terroristas. Além disso, informou que as alegações sobre a captura de um dos funcionários não foram confirmadas (com Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: