Itamaraty aponta 'bullying midiático' e vê declarações de Zelensky contra Lula como descabidas
O Ministério das Relações Exteriores não deve reagir oficialmente
247 – Após recentes declarações do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um diplomata brasileiro próximo ao ministro Mauro Vieira acusou o chefe do Executivo ucraniano de promover "bullying midiático" contra o petista. A informação foi divulgada pela coluna de Bernado Mello Franco no jornal O Globo, nesta terça-feira (27).
As críticas de Zelensky foram feitas durante entrevista ao apresentador Luciano Huck, da Globo. Na ocasião, Zelensky questionou a neutralidade do país na guerra, afirmando que o Brasil deveria apoiar a posição ucraniana, e criticou as relações da diplomacia brasileira com países do Sul Global.
Segundo O Globo, o Ministério das Relações Exteriores não deve reagir oficialmente, mas classificou as declarações como descabidas e as recebeu com irritação. Diplomatas brasileiros ainda destacaram que o país foi o único membro original dos BRICS a condenar publicamente a invasão russa.
A expectativa é que essas declarações de Zelensky aprofundem o distanciamento nas relações diplomáticas entre Brasil e Ucrânia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: