TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Lavrov: Rússia e EUA trabalham na normalização das relações em reunião em Riade "com sucesso"

      De acordo com o ministro, 'a relação entre os dois países não pode ser alvo de sabotagem'

      Sergey Lavrov (Foto: Alexander Shcherbak/TASS)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que representantes do seu país e dos Estados Unidos estão trabalhando na normalização das relações "com bastante sucesso". De acordo com o chanceler, o governo russo sentiu que os Estados Unidos demonstraram total determinação e uma atitude concreta para promover as relações bilaterais de forma ativa.

      "Para evitar que o estabelecimento das relações entre a Rússia e os Estados Unidos seja sabotado, é necessário normalizá-las, o que estamos fazendo hoje, e, francamente, não sem sucesso. Ainda não discutimos tudo o que nos separa, mas a abordagem conceitual para o trabalho futuro foi determinada pelos presidentes durante a conversa telefônica deles", disse.

      "[Concordamos] em criar condições à medida que os processos relacionados à resolução da crise na Ucrânia progridem, enquanto simultaneamente criamos condições para que nossa cooperação seja retomada por completo e se expanda para diversas áreas", continuou Lavrov.

      A Rússia lançou a “Operação Militar Especial” na Ucrânia em fevereiro de 2022. As autoridades russas afirmam que a ofensiva tem como objetivo proteger a população russa submetida a genocídio pelo regime de Kiev. Moscou declara que é necessário remover forças militares e elementos neonazistas da Ucrânia para alcançar esses objetivos.

      As autoridades da Ucrânia negam associações ao nazismo, afirmando que a política do país é completamente livre de fascistas. Kiev argumenta que a invasão russa é uma guerra de agressão e de expansão imperialista.

      A Rússia anexou quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas em outubro de 2022. Em agosto de 2024, a Ucrânia invadiu o território russo e iniciou uma ocupação limitada.

      Diversos países, especialmente da Otan (Aliança do Tratado do Atlântico Norte), forneceram assistência militar e financeira para a Ucrânia e implementaram sanções contra o governo russo. Irã e Coreia do Norte auxiliaram em diferentes níveis as Forças Armadas da Rússia (com Sputnik).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados