TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Líderes da União Europeia devem assumir a responsabilidade pela segurança europeia, afirma chefe do Pentágono

      O secretário de Defesa afirma também que é preciso que a Europa aumente os gastos militares

      Pete Hegseth (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

      TASS - Os líderes europeus devem assumir a responsabilidade por garantir a segurança do continente, disse o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em uma entrevista coletiva em Bruxelas após uma reunião de ministros da defesa da OTAN.

      "Os líderes dos nossos aliados europeus devem assumir a responsabilidade primária pela defesa do continente", disse ele.

      "É um imperativo, dadas as realidades estratégicas que enfrentamos, e isso começa com o aumento dos gastos com defesa", acrescentou o chefe do Pentágono. "2% é um começo, como disse o presidente Trump, mas não é o suficiente. Nem 3%, nem 4%, mais como 5%. Investimento real, urgência real", observou.

      Nos últimos dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou repetidamente que pressionaria os aliados da OTAN a aumentar seus gastos com defesa para 5% do PIB. 

      Os países da aliança atlântica definiram a tarefa de elevar seus gastos militares para 2% do PIB na cúpula no País de Gales em setembro de 2014, motivando-a pela "ameaça russa" em conexão com a reunificação da Crimeia com a Rússia. Em julho de 2023, a cúpula de Vilnius decidiu que 2% do PIB deveria se tornar o nível mínimo de gastos com defesa para os países da OTAN, em vez de uma meta.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados