HOME > Mundo

Lula defende o fim do poder de veto na ONU

Presidenten defendeu também inclusão de novos membros no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Lula em Nova York (Foto: Reprodução/YT)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Durante uma entrevista coletiva em Nova York, EUA, à margem da Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (25) o fim do poder de veto no Conselho de Segurança. Lula argumentou que a ausência de governança global contribui para a perpetuação de conflitos ao redor do mundo, afirmando que “conflitos estão à deriva porque não há governança global no mundo. Precisamos de mais representatividade”. Ele propôs uma nova formação geopolítica que inclua a totalidade dos continentes na ONU, ressaltando que “defendemos uma nova formação geopolítica com a totalidade dos continentes representados na ONU, inclusive no Conselho e acabando com o poder de veto”.

Lula destacou a situação de países como Sudão e Iêmen, que, segundo ele, parecem estar esquecidos pela comunidade internacional. A falta de ação em relação a esses conflitos, segundo o presidente, evidencia a necessidade de um sistema mais inclusivo e justo. Ele chamou a atenção para a gravidade da situação em Gaza, onde, segundo Lula, “ocorre algo sem precedentes. Não há cumprimento de nenhuma decisão”.

O presidente encerrou sua fala enfatizando que uma mudança no modelo de governança da ONU é fundamental para abordar as crises atuais de forma efetiva. Ele concluiu que a inclusão de novos membros no Conselho de Segurança e o fim do poder de veto são passos essenciais para garantir que todos os países tenham voz nas decisões que afetam a paz mundial.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados