Na França, vice-premiê chinês propõe cooperação internacional para desenvolvimento da IA
Zhang Guoqing participou da Cúpula de Ação de IA em Paris e também se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron para aprofundar relações bilaterais
247 - A China reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento responsável da inteligência artificial (IA) e a cooperação internacional na área durante a Cúpula de Ação de IA, realizada em Paris nos dias 10 e 11 de fevereiro. Representando o presidente chinês Xi Jinping, o vice-premiê Zhang Guoqing destacou que Pequim está disposta a trabalhar com outros países para promover o avanço tecnológico de forma segura e inclusiva.
Zhang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, ressaltou que a IA se tornou uma força motriz essencial na nova revolução científica e industrial. Segundo ele, a China tem adotado uma postura "altamente responsável" na cooperação e governança global da tecnologia.
O vice-premiê mencionou a Iniciativa Global para a Governança da IA, apresentada pelo presidente Xi Jinping em outubro de 2023, como um exemplo dos esforços chineses para contribuir com soluções para o setor. Zhang conclamou a comunidade internacional a adotar princípios de desenvolvimento da IA voltados para o bem, ampliando a cooperação em inovação e garantindo inclusão e compartilhamento dos benefícios.
Em seu discurso, Zhang também convidou pesquisadores e empresas do setor a participarem da Conferência Global de Desenvolvedores 2025, programada para ocorrer entre 21 e 23 de fevereiro em Shanghai. O evento tem como objetivo reunir especialistas para discutir avanços e regulamentação da IA.
Acordo internacional e encontro com Macron - Durante a cúpula em Paris, representantes de mais de 30 países e líderes de organizações internacionais assinaram uma Declaração sobre Inteligência Artificial Inclusiva e Sustentável para as Populações e o Planeta, estabelecendo diretrizes para o desenvolvimento responsável da tecnologia.
Zhang também se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron na segunda-feira (10), a quem transmitiu saudações do presidente Xi Jinping. O vice-premiê destacou o compromisso da China em aprofundar as relações bilaterais, especialmente no contexto do 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.
Macron, por sua vez, agradeceu a Xi Jinping por enviar um representante especial ao evento e reafirmou a disposição da França em fortalecer o diálogo e a cooperação com a China. O líder francês ressaltou a importância da autonomia estratégica e da colaboração sino-francesa para enfrentar desafios globais e garantir a estabilidade internacional.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: