Na ONU, Israel ameaça Houthis de compartilhar mesmo destino do Hamas e Hezbollah
Enviado israelense da ONU ameaça também o Irã, ao enfatizar a capacidade de Israel de atacar alvos no Oriente Médio
Reuters - O embaixador de Israel nas Nações Unidas emitiu na segunda-feira (30) o que chamou de um aviso final aos militantes Houthi do Iêmen para interromper os ataques com mísseis contra Israel, dizendo que eles correm o risco de ter o mesmo "destino miserável" do Hamas, Hezbollah e Bashar al-Assad da Síria.
O embaixador, Danny Danon, também alertou Teerã que Israel tem a capacidade de atacar qualquer alvo no Oriente Médio, incluindo o Irã. Ele acrescentou que Israel não toleraria ataques de representantes iranianos.
Horas depois, o exército israelense anunciou que havia interceptado um míssil disparado do Iêmen, fazendo com que sirenes soassem em todo o país.
Os Houthis alvejaram o Aeroporto Ben Gurion perto de Tel Aviv e uma estação de energia ao sul de Jerusalém usando um míssil balístico hipersônico e um míssil balístico Zulfiqar, respectivamente, disse o porta-voz militar do grupo, Yahya Saree, na terça-feira.
Os Houthis não encerrarão os ataques a Israel, disse Mohamed Ali al-Houthi, chefe do comitê revolucionário supremo dos Houthis, depois que os militares israelenses anunciaram a interceptação do míssil.
"O ataque à entidade (Israel) continua e o apoio a Gaza continua", ele postou no X.
Os Houthis dispararam drones e mísseis repetidamente em direção a Israel no que eles descrevem como atos de solidariedade aos palestinos sob fogo israelense em Gaza.
Danon, ao se dirigir ao Conselho de Segurança da ONU, disse que Israel não toleraria mais ataques Houthis.
"Para os Houthis, talvez vocês não tenham prestado atenção ao que aconteceu com o Oriente Médio no ano passado", ele disse.
"Bem, deixe-me lembrá-lo do que aconteceu com o Hamas, com o Hezbollah, com Assad, com todos aqueles que tentaram nos destruir. Que este seja seu aviso final. Isto não é uma ameaça. É uma promessa. Vocês compartilharão o mesmo destino miserável", disse Danon.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: