TV 247 logo
      HOME > Mundo

      "Nenhum país está imune às mudanças climáticas", diz China sobre saída dos EUA do Acordo de Paris

      Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês criticou decisões dos EUA sobre Acordo de Paris e OMS e rebateu declarações sobre o Canal do Panamá

      Donald Trump (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, respondeu nesta terça-feira (21) a questões sobre a decisão dos Estados Unidos de se retirarem do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de comentários do ex-presidente Donald Trump sobre o Canal do Panamá.

      Em relação ao anúncio da Casa Branca sobre a retirada do Acordo de Paris, Guo afirmou que a China expressa preocupação com a decisão americana. Ele destacou que “as mudanças climáticas são um desafio comum enfrentado por toda a humanidade, e nenhum país pode permanecer isolado ou imune aos seus impactos”.

      O porta-voz reforçou o compromisso da China com o combate às mudanças climáticas, enfatizando a necessidade de uma transformação global em direção a um modelo verde e de baixo carbono. “A China trabalhará com todas as partes, defendendo o conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, disse.

      Defesa do papel da OMS - Sobre a decisão dos EUA de se retirar da OMS, Guo Jiakun destacou a importância da organização no gerenciamento da saúde global. Ele afirmou que “a OMS desempenha um papel central e de coordenação na governança da saúde global, e seu papel deve ser fortalecido, não enfraquecido”.

      Guo reiterou o compromisso da China em apoiar a OMS, aprofundar a cooperação internacional em saúde pública e promover uma “comunidade de saúde compartilhada para a humanidade”.

      Resposta às declarações sobre o Canal do Panamá - Quanto à declaração de Trump de que a China estaria "operando" o Canal do Panamá e à sugestão de que os EUA retomariam o controle da região, Guo foi breve. “A posição da China sobre questões relacionadas ao Canal do Panamá é consistente e clara. Não tenho informações adicionais para compartilhar”, afirmou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados