ONU revela que quase 70% dos palestinos mortos em Gaza entre novembro de 2023 e abril são mulheres e crianças
Ofensiva israelense em Gaza já causou pelo menos 43.469 mortes, a maioria civis
247 - Quase 70% das pessoas que perderam a vida na Faixa de Gaza entre novembro de 2023 e abril de 2024 eram mulheres e crianças, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O dado é parte de uma contagem parcial das vítimas da guerra que envolve Israel e o movimento palestino Hamas, e foi apresentado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, diz o UOL, citando a AFP.
De acordo com o relatório, que verificou 8.119 das mais de 34.500 mortes registradas durante os primeiros seis meses do conflito, a proporção de vítimas é alarmante. Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado, declarou que “quase 70% eram crianças e mulheres”, ressaltando que essa proporção é representativa do total de mortos, similar aos números informados pelas autoridades de Gaza.
O número de vítimas e sua natureza têm gerado intensos debates desde o início da guerra, que foi desencadeada pelos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. Enquanto muitos países e a ONU consideram o balanço diário de vítimas do Ministério da Saúde de Gaza como confiável, Israel tem contestado esses números desde o início do conflito.
O relatório da ONU aponta que a elevada proporção de mulheres e crianças entre os mortos indica uma "violação sistemática dos princípios fundamentais do direito internacional humanitário, em particular a distinção e a proporcionalidade". Os dados verificam que, entre as mortes contabilizadas, 3.588 eram crianças e 2.036 mulheres. Até o momento, a ofensiva israelense em Gaza já causou pelo menos 43.469 mortes, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde palestino.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: