Paraguai retira candidatura à presidência da OEA em vitória de Lula sobre Trump
Rubén Ramírez Lezcano era apoiado pelo presidente dos Estados Unidos
247 - Em uma vitória diplomática para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Paraguai anunciou nesta quinta-feira (6) a retirada da candidatura de Rubén Ramírez Lezcano à presidência da Organização dos Estados Americanos (OEA). A decisão ocorre após o Brasil formar uma coalizão com países como Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai para apoiar o diplomata de Suriname, Albert Ramdin, e enfraquecer a influência do governo de direita paraguaio na eleição. As informações são do Metrópoles.
Lezcano, ministro de Relações Exteriores do Paraguai, era o candidato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em novembro do ano passado, ele se reuniu com Trump na residência do presidente, Mar-a-Lago, onde discutiram fortalecer as relações bilaterais e promover o desenvolvimento econômico. A posição de Lezcano alinhava-se com a agenda conservadora de Trump, que desejava expandir a influência dos EUA na OEA.
A retirada da candidatura foi oficializada pelo presidente paraguaio, Santiago Peña, que fez declarações indiretas aos países vizinhos, refletindo a tensão crescente entre as nações latino-americanas. "Estamos cientes de que a política externa do Paraguai deve ser em benefício do país e da região", disse Peña, destacando a importância de uma estratégia autônoma no cenário internacional.
A decisão de coordenar o apoio a Ramdin, por parte do Brasil e seus aliados latino-americanos, foi uma tentativa estratégica do governo Lula para combater a influência crescente de Trump e seus aliados conservadores na OEA. Com a retirada de Lezcano, a disputa pela presidên
Recentemente, a OEA entrou na mira de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A visita do relator da Comissão Interamericana de Direitos Humanos gerou polêmica, com bolsonaristas pressionando por um parecer que denunciasse "abusos" do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Por outro lado, defensores do governo Lula têm ressaltado o papel da Corte Interamericana nas investigações relacionadas a uma suposta tentativa de golpe de Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: