Presidente eleito de Moçambique pede paz em meio a protestos sangrentos dias antes da posse
A cerimônia de posse de Daniel Chapo está marcada para o dia 15 de janeiro, mas a violência persiste
247 - A Assembleia da República de Moçambique empossou, nesta segunda-feira (13), os deputados eleitos. Durante a cerimônia, o presidente eleito, Daniel Chapo, destacou a importância de preservar a paz e a estabilidade no país e fez um apelo à cooperação do novo parlamento para enfrentar os desafios nacionais.
A cerimônia ocorreu em meio a contínuos protestos sangrentos da oposição, que contesta os resultados oficiais da eleição presidencial.
“O apelo que eu queria aproveitar para fazer (…) é realmente a necessidade de mantermos a paz, a estabilidade social, econômica, política ao nível do nosso país, de forma que possamos continuar a desenvolver o nosso país”, afirmou Chapo, conforme citado pela agência RTP.
A cerimônia de posse de Chapo está marcada para o dia 15 de janeiro, mas a violência persiste, com relatos crescentes de repressão policial contra os apoiadores do candidato independente Venâncio Mondlane, um entusiasta de figuras da extrema-direita brasileira como Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira.
A eleição presidencial em Moçambique ocorreu em 9 de outubro. Chapo venceu o pleito com mais de 70% dos votos, de acordo com os resultados oficiais, enquanto Mondlane, até recentemente apoiado pelo PODEMOS, ficou em segundo lugar, com cerca de 20%. Os resultados desencadearam agitação civil e uma onda de protestos em todo o país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: