Presidente iraniano defende criação de sistema global mais justo com assistência do Brics
Durante a reunião, o presidente russo Vladimir Putin disse que espera uma participação ativa do Irã dentro do Brics
247 - O presidente iraniano Masoud Pezeshkian expressou nesta quinta-feira (24) a esperança de estabelecer um sistema mais equitativo de relações internacionais com a ajuda do Brics.
"Espero que, graças a este fórum interativo conjunto e ao tema inspirador desta cúpula, ‘Brics e o Sul Global: Construindo um Mundo Melhor Juntos’, possamos dar um passo significativo em direção à criação de um sistema melhor e mais justo entre nossos países", disse Pezeshkian durante a reunião no formato Brics Plus/Outreach, realizada em Kazan, na Rússia.
Durante a reunião, o presidente russo Vladimir Putin disse que espera uma participação ativa do Irã dentro do Brics e que as autoridades iranianas tomarão todas as medidas possíveis para reduzir as tensões regionais.
"Estamos ansiosos pelo trabalho ativo do Irã em nosso bloco. Certamente, todos estamos preocupados com o desenvolvimento da situação em Gaza e na região como um todo. Esperamos que todas as opções possíveis sejam usadas para reduzir as tensões e evitar a escalada do conflito na região. Desejamos sucesso na resolução dos complexos nós e contradições que estão se desenvolvendo na região", disse Putin.
O Brics é uma associação intergovernamental criada por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006, à qual a África do Sul se juntou em 2010. O grupo teve sua segunda expansão neste ano, admitindo Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Esta última ainda não formalizou sua adesão, mas tem participado das reuniões do BRICS.
A cidade russa de Kazan sediou uma cúpula de alto nível do Brics de 22 a 24 de outubro, como parte da presidência russa do bloco em 2024. Moscou tem focado sua presidência no fortalecimento da multipolaridade para um desenvolvimento global e segurança justos. (Com informações da Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: