Produção de cereais na União Europeia cai para o menor nível em 10 anos
A queda é de 260,9 milhões de toneladas
Sputnik - A produção de cereais na União Europeia em 2024-2025 caiu para uma estimativa de 260,9 milhões de toneladas, que é a menor produção na última década, disse a Comissão Europeia na terça-feira.
"A produção de cereais da UE em 2024-2025 é estimada em 260,9 milhões de toneladas, cerca de 7% abaixo da média de cinco anos, o que representa a menor produção na última década. Isso é causado por condições climáticas desfavoráveis que afetam os rendimentos e, em parte, por uma redução na área cultivada devido, entre outras coisas, à chuva excessiva que interrompe o plantio", disse a Comissão Europeia em sua perspectiva de curto prazo dos mercados agrícolas.
Entre as culturas mais afetadas pelo clima e pelas reduções de área estavam o trigo mole e o milho, disse o relatório, acrescentando que a produção de aveia, cevada e trigo duro aumentou.
"No entanto, em 2024-2025, a produção de azeite de oliva deve retornar aos níveis médios de 2 milhões de toneladas, após dois anos de baixa produção e preços recordes", acrescentou a perspectiva.
A produção de leite e queijo deve aumentar em 2025, enquanto a produção de carne suína deve diminuir em 0,5% em 2024 e em 0,2% em 2025, acrescentou a comissão.
No geral, o setor agrícola da UE está "mostrando sinais positivos de estabilização", disse também a comissão, acrescentando que as tendências positivas se devem principalmente ao declínio da inflação dos alimentos e ao declínio dos custos dos insumos.
Protestos em massa de fazendeiros varreram a Europa por vários meses este ano, incluindo Alemanha, Itália, Bélgica, Polônia, Romênia e Holanda. Os fazendeiros estavam exigindo mudanças na política agrícola da UE, a remoção de inúmeras restrições e o fim do fluxo descontrolado de importações de alimentos isentos de impostos da Ucrânia. Eles também se opuseram a várias políticas ambientais que viam como prejudiciais aos seus interesses, especialmente diante da alta inflação e da competição de importações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: