Putin promete “investigação completa” sobre a queda de avião da Embraer
"Coordenaremos o trabalho de nossos serviços especiais de aviação", garantiu o presidente russo
247 - O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu uma “investigação completa” após um jato de passageiros da Embraer que voava do Azerbaijão para a Rússia cair perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, matando 38 pessoas. Outras 29 sobreviveram à queda e foram encaminhadas para atendimento médico.
“Infelizmente, tenho que dizer algumas palavras sobre o que aconteceu em Aktau. Vamos esperar por uma rápida recuperação dos feridos. Coordenaremos o trabalho de nossos serviços especiais de aviação”, disse Putin a jornalistas.
A Azerbaijan Airlines informou que o voo J2-8243, do jato Embraer 190, partiu de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que, de acordo com as informações recebidas, o avião mudou de rota devido ao mau tempo, mas acrescentou que a causa da queda é desconhecida e deve ser totalmente investigada. "Esta é uma grande tragédia que se tornou uma tremenda tristeza para o povo azerbaijano", disse ele.
AEROPORTO FECHADO
Aktau fica na margem oposta do Mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia. Os sites de rastreamento de aviação comercial acompanharam o voo voando para o norte em sua rota programada ao longo da costa oeste antes de sua rota de voo deixar de ser registrada. Em seguida, ele reapareceu na costa leste, circulando próximo ao aeroporto de Aktau antes de se chocar contra a praia.
As autoridades de duas regiões russas adjacentes à Chechênia, Inguchétia e Ossétia do Norte, relataram ataques de drones na manhã desta quarta-feira.
Um funcionário do aeroporto de Makhachkala, na Rússia, na costa oeste do Mar Cáspio, o aeroporto mais próximo do local onde o voo desapareceu do rastreamento, disse à Reuters que ele havia sido fechado para o tráfego de entrada por várias horas na manhã desta quarta-feira. A Reuters não conseguiu entrar em contato imediatamente com as autoridades do aeroporto de Grozny.
As autoridades do Cazaquistão informaram que uma comissão governamental foi criada para investigar o ocorrido e que seus membros receberam ordens para ir ao local e garantir que as famílias dos mortos e feridos recebam ajuda.
O Cazaquistão vai cooperar com o Azerbaijão na investigação, afirmou o governo. A Azerbaijan Airlines suspendeu os voos de Baku para a região russa da Chechênia até que a investigação seja concluída, informou a agência de notícias estatal russa TASS (com Reuters).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: