HOME > Mundo

"Quem sabe da condição do Biden é o Biden", diz Lula sobre o democrata seguir na campanha pela Casa Branca

"Só ele pode dizer", disse Lula sobre o estado de saúde de Joe Biden. Após debate com Trump, condição cognitiva do candidato à reeleição passou a ser discutida nos EUA

Lula e Joe Biden no Salão Oval da Casa Branca (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (1), em entrevista à Rádio Princesa, na Bahia, que somente o próprio presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode avaliar se deve permanecer ou desistir de sua candidatura à reeleição. ”É muito difícil a gente dar palpite no processo eleitoral do outro país. Porque depois do resultado eleitoral, a gente tem que conviver com quem ganhou as eleições. Então você tem que tomar cuidado para não criar animosidade. Eu, pessoalmente, gosto do Biden, já encontrei com o Biden várias vezes. Acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando… Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden”, disse o presidente.

“Eu fui visitar o presidente Sarney, ele tem 94 anos, e o Sarney está preocupado com as eleições em 2026. Cara, eu pensei que ele estava aposentado. Não está. A cabecinha dele está a mil por hora. Eu fui visitar o Fernando Henrique Cardoso, está com 93 anos e a cabeça está boa - falando mais lentamente por causa da idade. Eu fui visitar todas as pessoas que já passaram dos 80 e poucos anos e que estão meio em situação de saúde precária. E eu acho que o Biden é ele que sabe. Uma pessoa pode mentir para todo mundo, ele não pode mentir a vida inteira para ele mesmo. Então o Biden é que tem que avaliar: se ele está bem, se ele achar que está em condições, ótimo; mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão”, ressaltou Lula.

O debate entre Joe Biden e Donald Trump foi transmitido pela CNN na quinta-feira (27). Na ocasião, Biden demonstrou sinais de fraqueza e senilidade que levantam dúvidas sobre sua capacidade de disputar a reeleição. Um levantamento divulgado neste domingo (30) pela emissora americana CBS News com a empresa de pesquisa YouGov mostrou que 72% dos eleitores americanos acreditam que Joe Biden não deveria disputar a reeleição em novembro.

Ainda conforme Lula, “o que foi chato e desagradável é que no debate expuseram muito a fragilidade do Biden. Primeiro, do outro lado um cidadão mentiroso - segundo o The New York Times, contou 101 mentiras no debate [ex-presidente Donald Trump]. E do outro lado o Biden com uma certa morosidade para responder as coisas. Mas quem sabe da saúde dele é ele, não eu. Então eu acho que tem que ser muito levado em conta, porque as eleições nos Estados Unidos são muito importantes para o resto do mundo”.

“A depender de quem ganhe e de que política externa quer ter os Estados Unidos, a gente pode melhorar ou piorar o mundo, e eu acho que é importante a gente levar em conta que é preciso a gente melhorar o mundo. O mundo precisa ficar mais humano, mais solidário, mais fraterno, mais humanista. Então eu fico torcendo pelo Biden. Deus queira que ele esteja bem de saúde, que ele possa concorrer. Se não, o partido Democrata pode indicar outra pessoa. Aqui eu estava preso e indiquei o Haddad. Faltavam poucos meses para a campanha e o Haddad teve uma boa participação na campanha. Mas é isso. O Biden tem que contar até dez e pensar ‘eu vou ou não vou’, ‘posso ou não posso’, ‘estou em condições ou não’. Só ele pode dizer”, ressaltou Lula.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados