TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Rio de Janeiro sediará reunião de chefes de Estado do Brics em julho

      "Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

      Bairro do Flamengo, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação )
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A reunião dos chefes de Estado dos países do Brics, prevista para o meio deste ano, será realizada no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um vídeo divulgado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes neste sábado (15). O encontro acontecerá nos dias 6 e 7 de julho e reunirá líderes das 20 nações que integram o bloco, entre membros plenos e parceiros.

      “O presidente me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, nos dias 6 e 7, quando receberemos na cidade os chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics, como membros plenos e parceiros”, afirmou Mauro Vieira.

      O anúncio foi feito durante um encontro na residência oficial do prefeito carioca, relata o g1. O ministro destacou a importância do evento para o fortalecimento da cooperação entre os países membros, consolidando o Brics como um dos principais fóruns de debate geopolítico e econômico do mundo.

      "Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional", reforçou Vieira.

      Eduardo Paes celebra escolha do Rio - O prefeito Eduardo Paes comemorou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sediar a cúpula no Rio e ressaltou a relevância internacional da cidade, que no ano passado recebeu a reunião do G20.

      "Rio, mais uma vez, é capital do mundo. Foi o G20 ano passado, agora Brics e, quem sabe, eu ainda não consigo a assinatura do decreto presidencial dizendo 'Rio capital honorária do Brasil'", declarou Paes.

      A fala do prefeito faz referência ao pedido oficializado pela Prefeitura do Rio no início de fevereiro para que a cidade seja reconhecida como "capital honorária" e "cidade federal" do Brasil. Segundo a administração municipal, o título tem valor simbólico e não altera a posição do Rio no cenário político, mas reforça seu papel como vitrine internacional do país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados